segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sucessão ecológica

Sucessão ecológica- Processo em que comunidades se substituem numa sequência ordenada e gradual até atingir uma situação de equilibrio com o ambiente.

Comunidade pioneira - Espécies capazes de iniciar uma sucessão ecológica, são de pequeno porte e de desenvolvimento rápido, são simples e também resistentes. São capazes de criar as condições necessárias para o aparecimento de novas comunidades (mais completas).

Comunidades intermediárias - Apresentam um nível de diversificação entre espécies maior do a comunidade pioneira.

Comunidade clímax - Comunidade bastante complexa e estável em comparação com a escala da vida humana, na realidade a comunidade clímax vaí sendo substituída por outra, mas isso demora tanto tempo que os seres humanos não são capazes de observar e identificar tal evolução.
A comunidade clímax contém as últimas espécies a instalar-se no ecossistema e contém um elevado número de nichos ecológicos e bastantes variadas espécies. As populações estam em equílibrio dinânico com o ambiente.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Sucessão Ecológica

Temos a sucessão primária e a sucessão secundária:
Primária - Inicia-se numa área na qual anteriormente não exestiam seres vivos. Como: Rochas nuas, dunas, ilhas vulcânicas, lagos recém-formados;

Secundária - Inicia-se numa área na qual anteriormente existiam seres vivos. Como - zonas ardidas, campos abandonados, zonas alagadas.




P.S - Desculpem não ter enviado no dia 22....

quinta-feira, 10 de março de 2011

E o futuro?

http://www.youtube.com/watch?v=55VETQ2lasU&feature=related

Pirâmides ecológicas

As pirâmides ecológicas são formas gráficas de representar a energia/ massa ou o número de seres vivos de um determinado ecossistema.
Cada nível da pirâmide corresponde a um nível trófico.

Existem três tipos de pirâmide ecológicas:
»Pirâmides de energia*;
»Pirâmides de números*;
»Pirâmide de biomassa*.

*Pirâmide de energia

Representa a quantidade de energia armazenada nos seres vivos de cada nivel trófico, por uma dada unidade de área em um certo momento.
Nota - A pirâmide de energia nunca é invertida, pois, do nível trófico anterior para o nível trófico seguinte existe uma consequente perda de energia, logo a base da pirâmide é mais larga, pois contém mais energia e o topo mais estreito, pois existe uma menor energia.

*Pirâmide de números

Representa o número de seres vivos , em cada nível trófico, por uma certa unidade de área.

*Pirâmide de biomassa

Representa a quantidade de massa total, presente em cada nível trófico, por uma certa unidade de área.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

 Vejam este excelente video onde fala sobre o Fluxo de Energia .

Fluxo de Energia -> Fluxo de energia é a uma análise quantitativa de energia que flui em determinada cadeia alimentar, geralmente medida em joule/m².

Vejam este video que explica perfeitamente para quem ainda não conseguiu entender bem o que é uma Cadeia Alimentar !

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pirâmide de energia

A pirâmide de energia informa-nos a matéria orgânica produzida pelos seres vivos de cada nível trófico, num dado período de tempo ou a energia que essa matéria orgânica tem.

Pirâmides

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/biomassa-piramides-energia.htm

Visitem este site.
Tem informação!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fluxo unidireccional de energia




A energia solar entra no ecossistema através dos produtores, esta é transferida para os consumidores e decompositores, deixando progressivamente o ecossistema na forma de energia calorífica, não utilizável pelos seres vivos, daí o nome unidireccional.




Imagem - Representação de um ciclo de matéria e de um fluxo unidireccional de energia.

Ciclos de matéria

Os ciclos de matéria são circulações contínuas de substâncias entre o meio abiótico e os seres vivos. As substâncias necessárias para existir e manter a vida no planeta, circulam continuamente, passando do meio abiótico para os seres produtores e destes aos consumidores.
Através dos decompositores a matéria volta para o meio abiótico.

Matéria mineral (CO2, H2O, e.t.c..) chega aos autotróficos, estes transformam a matéria mineral em matéria orgânica ( ex.: glicose), chegando assim, aos decompositores e estes irão transformar a matéria orgânica em matéria mineral, regressando assim de novo até aos seres autotróficos.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Produtores/Consumidores

Produtores - Seres vivos que realizam a fotossíntese e transformam energia luminosa em energia química.

Consumidores - Não realizam a fotossíntese e obtêm energia química dos alimentos (dos produtores ou de outros consumidores).

Decompositores

São seres que transformam a matéria orgânica dos cadáveres, dos excrementos e dos detritos vegetais e animais em substância minerais, que retornam ao meio abiótico, podendo ser reutilizados pelos produtores.


Matéria mineral transforma-se em Matéria orgânica, nos seres Autotróficos.
Matéria Orgânica transforma-se em matéria mineral, nos seres Decompositores.



P.S - Desculpem não ter mandado informação no dia 22.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fatores Bióticos


Os fatores bióticos são as relações entre os seres vivos de uma comunidade. Na comunidade biótica à dois tipos de relações, as relações intra-específicas, onde ocorrem relações entre seres vivos da mesma espécie, e as relações inter-específicas, onde ocorrem relações entre seres vivos de diferentes espécies. As relações podem ser harmónicas e as desarmónicas. Nas harmónicas, não há prejudicação entre as espécies, mas nas desarmónicas, é o contrário, sendo que uma ou as duas espécies são prejudicadas. As algas e os fungos são um exemplo de mutualismo (simbiose), tanto as algas como os fungos se favorecem um ao outro mas não podem viver um sem o outro.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Factores bióticos



Cooperação: é uma interacção favorável, de beneficio mútuo, baseada essencialmente no parentesco. Podem ser observados comportamentos de cooperação nas
sociedades animais.





Competição: é uma interacção que acontece quando os indivíduos, as populações ou as comunidades usam os mesmos recursos e estes são insuficientes para satisfazer nas suas
necessidades.





Predação: é a interacção interespecífica em que os indivíduos de uma população - predadores - capturam os outros - presas- para se alimatarem.





Comensalismo: é uma interacção interespecífica entre 2 organismos, em que um deles - comensal - é beneficiado.




Mutualismo: é uma interacção interespecífica em que os indivíduos envolvidos na interacção são ambos benefici
ados. Esta interacção é de tal modo importante para os organismos envolvidos que, em muitos casos, existe uma integração física e fisiológica entre os indivíduos a viver em
contacto estreito um com o outro - simbiose.






Parasitismo: é uma interacção interespecífica em que um organismo - parasita - retira vantagens do outro organismo - hospedeiro - ao qual permanece associado num equilíbrio mais ou menos duradouro. Quando o parasita se situa á superfície do corpo do hospedeiro, denomina-se ectoparasitismo. Se o parasita viver no interior do hospedeiro trata-se de endoparasitismo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Encontrei um site interessante sobre a materia que começamos a dar, para veres o site clica na imagem:

http://www.cfpa.pt/phpwebquest/user_image/vlmntq630551.jpg